a gosto 3 [2007]

 

02/8/2007 a 22/9/2007

Salvador e mais nove cidades da Bahia terão a fotografia como foco no mês de agosto. Vai acontecer a 3ª Edição do A gosto da Fotografia – Festival Nacional de Photographia. O Evento vai durar todo o mês de agosto, com abertura marcada para o dia 2 de Agosto, às 19h, na Galeria ACBEU. O Festival é promovido pela Casa da Photographia e reúne exposições, cursos e palestras sobre a arte de fotografar. O A gosto é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil pelo segundo ano e tem curadoria de Ayrson Heráclito.

Esse ano, os destaques do Festival são a exposição do fotógrafo e pesquisador cearense Titus Riedl, que mostra um estudo sobre a fotografia popular; O trabalho do renomado fotógrafo baiano Anísio Carvalho, que mostrará sua obra no programa Soterópolis da TV Educativa; e a fotógrafa alagoana Renata Voss que traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 durante visita ao extinto há mais de 10 anos Cine Plaza de Maceió.

Para o diretor geral do Festival, o fotógrafo e diretor da Casa da Photographia, Marcelo Reis, a importância do evento é a possibilidade de reunir fotógrafos e pessoas interessadas na arte do fotografar para exibirem trabalhos inovadores e para refletirem sobre a importância da fotografia no mundo contemporâneo. “O Festival é um marco para a fotografia baiana, pois conta com a presença de novos e experientes fotógrafos de todo o país”, conta.

[Pintura e fotografia no nordeste brasileiro]
Fotopintura é a mostra de fotografias populares, uma pesquisa de Titus Riedl. O fotógrafo e também pesquisador da Universidade Regional do Cariri do Crato no Ceará, traz para a Bahia sua pesquisa sobre a fotografia popular, que alimenta o imaginário sobre a fotografia brasileira, com ênfase na cultura nordestina.

Na fotografia popular pesquisada por Titus constam técnicas tradicionais como o Lambe-Lambe, os Monóculos (meio-quadro) e a Foto-pintura que continuam fazer parte da identidade visual do Nordeste. O trabalho apresenta um projeto de resgate e valorização deste fotografar que já realizou exposições em Fortaleza, São Paulo e recentemente em Valença, na Espanha.

[Imagens quase extintas]
Da capital de Alagoas, Renata Voss traz a Salvador Imagens realizadas em 2005 do extinto Cine Plaza, em Maceió. “O processo de construção das imagens foi primeiro a captura digital e por fim a sua impressão artesanal em um dos processos históricos alternativos, o cianótipo”, conta a fotógrafa. As fotografias que tinham como objetivo primário uma tentativa de um simples registro terminam esbarrando em parcialidade. “É a construção através de recortes de uma memória em processo de destruição”, diz Renata.

Renata Voss, 24 anos, alagoana, é publicitária. Em novembro de 2004 expôs na Saudável Casa Subversiva a obra “Pormenores de Uma Carroça”, que em março de 2005 participou da Mostra Universitária da 4ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, realizada no Pavilhão Fundação Bienal no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

[Um olhar sobre a antiga Bahia]
Um dos mais renomados fotógrafos da Bahia, também fará parte do A gosto – Festival Nacional de Fotografia. Anísio Carvalho vai mostrar seu trabalho de foto-jornalístico que realizou sobre a Bahia das décadas de 50, 60 e 70. As fotos de Anísio, com curadoria de Marcelo Reis, irão compor o programa Soterópolis da TV Educativa no mês de agosto.

Nascido em Conceição de Feira, Anízio veio para Salvador no final dos anos 1940. Com 12 anos, começou a trabalhar com serviços domésticos para Leão Rosemberg. Não demorou muito para entrar no mundo da fotografia. Hoje, os prêmios são muitos para as milhares de fotos clicadas.

___________________________________________

O Festival ocupou espaços culturais importantes na Bahia, como a galeria da Aliança Francesa, a EBEC Galeria com a exposição do fotógrafo José Bassit, a Casa do Benin, espaço referência para a cultura afro em Salvador – e do mais novo Espaço da rede de livraria Saraiva em Salvador. O destaque no interior do estado são para as exposições no Centro Cultural Danneman da fotógrafa Valéria Simões, Kau Santana e Thereza Coelho na cidade histórica de São Félix.

 

____________________________________

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: