museu da misericórdia da Bahia

Ana Lucia Mariz .


Sabrina Pestana



_______________________________________________________________________

Situado no edifício-sede da Santa Casa da Misericórdia, um palácio do século XVII, entre a Praça da Sé e a Praça Municipal. Foi inaugurado no dia 28 de janeiro de 2006, agregando valor ao cenário cultural do Centro Histórico de Salvador, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O museu exibe obras que vão do século XVII até os dias atuais e dá continuidade ao projeto social de revitalização da região central em torno da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, instituição mantenedora do museu. A exposição reúne ainda um conjunto de pinturas, esculturas, carro, mobiliário, alfaias e imaginária. Apresenta também, espaços rituais como a Sala do Definitório (Salão Nobre) com seu forro de 15 painéis (óleo sobre madeira, séc. XVIII) inteiramente restaurado. Atualmente, o Museu da Misericórdia é o mais visitado da Bahia.

Igreja da Misericórdia – Palco de sermões do saudoso padre Antônio Vieira, que completou em fevereiro 400 anos de nascido, a Igreja da Misericórdia, que esteve fechada desde 2001, foi reaberta em agosto de 2008, com missa celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Magela. Considerada um marco da arte portuguesa e um dos mais belos monumentos religiosos de Salvador, a igreja pertence à Santa Casa de Misericórdia da Bahia e está localizada dentro do Museu da Misericórdia, na Rua da Misericórdia, nº 6, Praça da Sé, logo após a sede da Prefeitura Municipal de Salvador. A Igreja é patrimônio tombado pelo IPHAN e voltou a ser palco de ilustres cerimônias matrimoniais e eventos diversos.

%d blogueiros gostam disto: